sábado, 22 de maio de 2010

Masdar pretende ser a primeira cidade auto-sustentável do mundo

A cidade de Masdar, em Abu Dhabi (o maior de todos os sete Emirados Árabes, pretende ser a primeira cidade auto-sustentável do mundo. A cidade, que estará concluída em 2014, minimiza as necessidades energéticas, não utiliza combustíveis fósseis, é livre de emissões de gás e será abastecida por energias renováveis. Todos os resíduos gerados são reciclados ou eliminados sob a forma de inertes. As ruas estão reservadas para transportes públicos (metro ligeiro, eléctrico e táxis).

Concebido pela empresa britânica Foster and Partners, este projecto, lançado em 2006, deverá estar concluído em 2014, embora os primeiros moradores cheguem no próximo ano.

Está prevista a construção de uma grande central eléctrica fotovoltaica que irá fornecer a energia necessária aos trabalhos de construção. Nos subúrbios serão colocados parques eólicos e, também está prevista a construção de uma grande fábrica de hidrogénio.

O projecto foi elaborado de forma a minimizar as necessidades energéticas da cidade. Assim, o traçado das ruas facilita o movimento contínuo do vento. As avenidas são estreitas e sombrias para incentivar as deslocações a pé e para minimizar o calor do deserto. Os edifícios, cujo desenho arquitectónico e de grupo irá respeitar a tradição do lugar, terão entre quatro e seis andares e não devem exceder os 40 metros de altura. O perímetro urbano, que terá uma extensão de seis quilómetros quadrados, vai acolher cerca 50.000 habitantes e 15.000 empresas.

Os telhados dos prédios terão painéis solares e será através da energia do Sol que a fábrica de dessalinização irá fornecer água para toda a cidade. Cerca de 80% da água será reutilizada, ficando as necessidades de abastecimento de água 60% abaixo do que numa cidade normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário